31 dezembro 2010

No que Buenos Aires dá de 10?

Hoje, estamos deixando Buenos Aires. É uma cidade linda que nos agrada demais.
Pensando não só em visitar Buenos Aires, mas como seria morar aqui nós fizemos um balanço entre Buenos Aires e Porto Alegre não em ordem de importância:

Buenos Aires dá de 10 em:
Acesso wi-fi
Metrô
Postos gnc
Preços baixos de praticamente tudo
Participação política dos cidadãos
Diversidade cultural
Segurança

Porto Alegre dá de 10 em:
Limpeza das ruas
Qualidade dos ônibus
Donos de cachorro que juntam o cocô de seu bichinho

As duas empatam em número de táxi, em trânsito caótico e em gente bonita.
Era isso!

Curiosidade histórica: Nos perguntamos o tempo todo quem diabos foi o tal "Libertador da América" porque o vivente tá em todas as cidades como nome de rua, praça e com uma estátua enorme de bronze. Descobrimos quem foi San Martín.

Aproveitamos para agradecer os comentários de todos, desejar um Feliz Ano Novo e até 2011.
beijos

Mais um dia porteño

Outro dia em Buenos Aires. Sem programação saímos a esmo por La Boca.
 O tempo aqui deu uma melhorada, assim deve ter feito só 30º, nada mais que isso.




A noite fomos passear por Palermo na encruzilhada mais literária de Buenos aires: Calle Jorge Luis Borges com Plaza Cortázar.





Cortázar: "Como si todo fuera alcanzado por un progresivo retorno, miro ahora mi ciudad con la mirada del que viaja en la plataforma de un tranvía, retrocediendo mientras avanza, y de tanto perfume nocturno, de incontables encuentros con gatos y bibliotecas y Cinzano(...) la calle Corrientes de las primeras escapadas temerosas de los años treinta. Corrientes inconcebibles hoy, con sus orquestas de señoritas, sin cines largos y estrechos y una pantalla neblinosa donde personajes de barba y levita corrían por salones lujosos a pobres chicas con sombreritos y tirabuzones y a eso llamaban películas realistas. Son las rabonas de Plaza Italia con un sol caliente de libertad y pocas monedas, de penumbra alucinatoria del Pasaje Güemes, el aprendizaje del billar y la hombría de los cafés del Once, las vueltas por San Telmo entre la noche y el alba, un tiempo de cigarrillos rubios y tranvía 86, Villa Urquizo y la Plaza Irlanda, donde un breve otoño fui feliz con alguien que murió temprano." Mais em: sobre o autor

Borges: "Seguiremos siendo inmortales; más allá de nuestra muerte corporal queda nuestra memoria, y más allá de nuestra memoria quedan nuestros actos, nuestros hechos, nuestras actitudes, toda esa maravillosa parte de la historia universal, aunque no lo sepamos y es mejor que no lo sepamos."  En: "La inmortalidad" - Borges oral

29 dezembro 2010

Embromações sem fotos

Holla!
Hoje foi o dia da urucubaca da viagem. Chegamos todos contentes, carro carregado, roupa de domingo, afinal iríamos viajar de barco. Bem, iríamos. O buquebus (que faz a travessia para Montevideo) só tem passagem para dia 31!
O Felipe ficou meio chateado, mas eu estou tentado convencê-lo de que ficar mais dois dias em Buenos Aires não pode ser ruim, pode?
A saga mesmo foi achar um lugar para dormir, estava tudo reservado, nós andando feito mosca em padaria... até que achamos! alguém desistiu, estamos perto do antigo hostel em San Telmo. Legalzinho, foi o que deu para achar.
Eras isso!

Para Cris: eu sei que tu é Ana hehehe


Para Cris e para Sogra: Sim, foi difícil me segurar, quase me atirei à massa ontem, já estava até aprendendo a musiquinha. heheh Só consegui mesmo apurar as informações com um guri que vendia o jornal do partido. Ele acabou nos dando o jornal e falou sobre a causa dos trabalhadores. O partido deles não é como o PT, embora pareça muito, está mais para PSTU, é mais de esquerda. Quanto ao agito dos Argentinos, eu tenho é inveja, nosso povo é mole demais, desinteressado demais. Aqui é total faca na bota. Mas bem, assunto para outro post, Felipe e eu tivemos o desprazer de topar com alguns brasileiros e digo a vos: é ridículo.

Para Danni (amiga da Ana):  Muito obrigada pelo bem escrito! Saímos de Rivera e até Colón foram umas 6h. Atente para o fato de que não demos entrada no Uruguay porque, quando a gente viu, já estávamos lá e por isso tomamos multa na entrada para Argentina. Então, acha uma Aduana. heheh
besos, besos

28 dezembro 2010

Rosedal e caminhadas

Hoje conhecemos um parque muito lindo El Rosedal.
O importante a ser dito sobre o Rosedal é que achá-lo é coisa para super heróis e...
para quem está preparado para caminhar
No google, cada ponto diz uma coisa, o mapa do Hostell, como diz a Silvinha, é um bordel. Então só resta:
perguntar para o guarda
E então, caminhar mais e passar por lugares bonitos.
Monumento de los españoles
Vale muito ir lá:
especial para flor da mana - baby little J






E também me encantei com os patos cuidando dos filhotes:

os minipatos
e os pais furiosos com os transeuntes

Depois, voltamos caminhando também, porque a cidade pede uma caminhada (e várias paradas!)
Para quem quer REALMENTE ter uma ideia de como foi nosso fim de tarde e de como é o clima de Buenos Aires leia a próxima postagem...
beijos muitos!

A Globo que me perdoe, mas ser tendencioso é fundamental!

Para dizer que conhece mesmo Buenos Aires, tem de estar na praça de Mayo no momento mesmo de uma passeata.
Hoje, perto das 19h, estávamos ali na frente da Casa Rosada e tudo começou. Primeiro a tropa de choque e os policiais enfileirados, em seguida em nossa direção um carro de som e a massa.
A manifestação era contra o governo que não regulariza a situação dos trabalhadores terceirizados do sistema ferroviário. Um deles, Mariano Ferreyra, foi morto há dois meses e, segundo os manifestantes, foi uma emboscada da polícia.
Hoje, eles estavam exigindo explicações acerca da morto do "companheiro" e que o governo discutisse a situação dos terceirizados.

O que eu pergunto é o que aconteceria se os tercerizados da prefeitura de Porto Alegre se organizassem para reinvindicar o salário ou a sua situação de trabalho?
O que pensar do fiasco das greves dos professores ninguém mais dá crédito?
a polícia esperando

A Casa Rosada ainda em paz

A massa chegando

e chegando




Chegou!
E continuava a chegar...

É preciso sentir o que é ser um expectador de uma verdadeira MASSA de gente, organizada, gritando na frente do palácio do governo....
Bom quem quiser saber mais sobre isso tudo aí : Partido de los trabajadores socialistas

27 dezembro 2010

Buenos Aires

Ontem foi o dia da longa caminhada pela cidade.
O bairro onde está o nosso hostel é o San Telmo, o lugar das feirinhas, dos antiquários, das bugigangas em geral.
Mercado de San Telmo



Cacarecos inimiagináveis, fizemos a festa!

E outras coisas que encantam em Buenos Aires, as contradições, os protestos, o velho e o novo...


E os lugares típicos de Buenos Aires:

Casa Rosada (especial Cris diurna)

Casa Rosada (especial Cris noturna)

Recoleta

9 de Julio

9 de Julio

Florida

Beijos!

25 dezembro 2010

O carro mais largo do mundo na calle mais larga do mundo

Chegamos em Buenos Aires em grande estilo: pela 9 de Julio.
9 de Julio e Obelisco

Fizemos bastante sucesso na estrada, até fomos filmadospor uns hermanos que nos ultrapassaram. Foi divertido, me senti num filme.
A viagem foi tranquila, não tinha quase ninguém na ruta por causa do natal. O hostel que estamos parece bem divertido, acabamos de chegar e já vamos sair outra vez.

Duas coisitas sobre a viagem:

1- Finalmente descobrimos o que são aquelas casinhas com uma santa dentro cheia de garrafa pet em volta.
Diz a lenda que uma senhora saia com seu bebê pela zona desértica da Argentina com um bebê no colo, morreu de sede, mas o bebê sobreviveu tomando leite no peito da sua mãe já morta. Por isso, os viajantes pedem sua proteção deixando uma garrafa de água na estrada perto da onde tem os minialtares. Terrível, não? Já guardei uma garrafa no carro, assim que ver uma delas, deixo água também.
O nome da lenda é "Defunta Correa" tem no wikipédia mais sobre: defunta correa

2- Passamos por uma plantação de girassol, era o sonho da minha vida tirar uma foto lá!!! invadi propriedade privada e tirei!! hehehe

A Fora da Lei

dá para me ver, eu to lá, eu to lá!!

a plantação

24 dezembro 2010

Río Atuel - Valle Grande

Hoje, fomos conhecer o dique Valle Grande. Lá é onde se faz rafting, no río Atuel.
Chegamos de manhã e esperamos até ter uma companhia para descer o rio.
Eu quase morri de medo quando olhei.
eu (medo) Río Atuel atrás
Contudo, o Felipe estava numa tranquilidade que só vendo!

especial para mamãe Silvia


O medo ficou bastante intensificado quando o guia começou a dar as instruções do que fazer no caso de queda e também quando eu vi que a gente não vai amarrado ao bote. E o Felipe lá curtindo...
O nível de dificuldade dos rios variam entre 1 e 6, o rio Atuel é de dificuldade número 2. 
Não tiramos foto do rafting em si porque tínhamos que guardar nossas roupas num armário.
Durante o passeio (que durou 1h mais ou menos) o guia falou que quem controla a vazante do rio é o dique. No inverno, eles fecham o dique para limpar o rio, tirar algumas pedras que podem ter caído. Dentro do dique há um sismógrafo que mostra que ali, bem onde a gente estava, ocorrem até 27 atividades sísmicas por dia. (Avaliem a minha cara quando ele falou isso - pânico)
Sobrevivemos e eu adorei o tal do Rafting!

Bem, Feliz Natal para todos! Estamos bem e felizes!
Amanhã direto a Buenos Aires, como a viagem é longa, notícias nossas dia 26!